HISTORIA DA ARTE

Historiadaarte

HISTORIA DA ARTE


  • Art Informel


A palavra francesa informel significa “sem forma”, mais do que “informal”. Nos anos 1950 os artistas da Art Informel buscavam uma nova maneira de criar imagens, sem adotar as formas reconhecíveis utilizadas por seus antecessores (ver Cubismo e Expressionismo). Seu objetivo era abandonar as formas geométricas e figurativas e descobrir uma nova linguagem artística. Inventaram formas e métodos voltados para a improvisação. As obras dos artistas da Art Informel são muito variadas, mas eles utilizam com freqüência pinceladas soltas e camadas espessas de tinta. Tal como o Expressionismo Abstrato, que se desenvolveu na mesmo época nos Estados Unidos, Art Informel é um rotulo muito amplo, que inclui pintores figurativos (ver Jean Fautrier) e não figurativos (ver Hans Hartung). Embora centrada principalmente em Paris, sua influência alcançou outras partes da Europa, principalmente Espanha, Itália e Alemanha.

Burri, Dubuffer, Fautrier, Hartung, Riopelle, Soulares, De Staël, Tàpies.


  • Art Cinética

 

Termo utilizado para a arte que incorpora o movimento real ou aparente. A idéia foi introduzida na década de 1920, mas alcançou o auge da popularidade nos anos de 1950 e 1960. A Art Cinética pode ser bastante simples (como os móbiles acionados pelo vento, de Alexander Calder) ou complexa (como as esculturas operadas por motores, de Jean Tinguely). O termo também se aplica a obras de arte que utilizam efeitos de luz para dar ao espectador a ilusão de movimento.
Calder, Tinguely


  • Arte Conceitual

 

Na arte conceituada, o importante é o “conceito” que está por trás da obra, mais do que a habilidade técnica do arista ao fazê-la. A Arte Conceitual tornou-se um grande fenômeno internacional na década de 1960, e suas manifestação foram as mais diversas. As idéias ou “conceitos ” podem ser comunicados pela utilização de diversos meios, inclusive textos, mapas, diagramas, filmes / vídeo, fotografias e performances. As obras podem ser expostas em galerias ou destinadas a um local específico. Em alguns casos, a própria paisagem se torna parte integrante da obra do artista, como na “arte da terra” de Richard long ou nas “esculturas ambientais” de Christo. As idéias expressam pelos artistas da Arte Conceitual têm sido extraídas da filosofia, do feminismo da psicanálise, de estudos de cinema e do ativismo político. Essa noção do artista como produtor de idéias mais do que objetivas rompe com as concepções tradicionais sobre o status do artista e do objeto de arte. A Arte Povera, uma tendência de Arte Conceitual que se estabeleceu na Itália na década de 1960, desenvolveu essa idéia através do uso de materiais comuns e baratos (ver Josef Beuys, Mario merz).
Beuys, Buren, Christo, long, Merz, Viola


  • Barroco

 

O Barroco foi um estilo que floresceu em Roma no início do século XVIII. O nome vem da palavra italiana barroco, que significa bizarro ou extravagante. A barroca em geral se caracteriza por sua exuberância dramática e pelo apelo ás emoções do espectador. A pintura religiosa típica do Barroco mostrava os santos ou a Virgem em torvelinhos de panos esvoaçantes e nuvens agitadas, rodeados por querubins. Temas da mitologia também eram apreciados e tratados da mesmo maneira exagerada. No entanto, nem toda a arte desse período era tão luxuriante, artista como Caravaggio, de sombria dramaticidade, também são designados como barrocos.
Bernini, Caravaggio, Cuyp, Gentileschi, Guercino, Kalf, Rembrandt, Rubens, Sánchez-caton, Velázquez, Zurbarán


  • Bauhaus

 

A escola da Bauhaus foi fundada em Weimar pelo arquiteto Walter Gropius, em 1919, e logo se tornou o centro do desigh moderno na Alemanha. Refletindo algumas correntes socialistas européias da época, sua filosofia era trazer a art o design para o domínio da vida cotidiana. Grupius achava que artistas e arquitetos deveriam ser considerados artesãos e suas criações deveriam ser práticas e acessíveis. Entre os alunos da Bauhaus havia artistas, arquitetos, ceramistas, tecelões, escultores e designers, que estudavam juntos em ateliês, como faziam os artistas e artesões da Renascença. O estilo característico da Bauhuaus era simples, geométrica e altamente refinado. Em 1933 a escola foi fechada pelo governo nazista, sob a alegação de que era o centro da intelectualidade comunista. Embora a escola tivesse sido fisicamente dissolvida, seus professores continuaram a ensinar seus ideais ao deixarem a Alemanha, emigrando para outros países de todo o mundo.
Albers, Kandinsky, Klee, Moholy-Nagy


  • Cobra

 

Associação internacional de artista que existiu na Europa de 1948 a 1951. O nome Cobra compõe-se das iniciais das cidades em que viviam os membros que deram origem ao grupo (Copenhague, Bruxelas e Amsterdam). O objetivo dos artistas do Cobra era promover a expressão livre o inconsciente. A tinta manipulada livremente, em camadas espessas, e as cores berrantes davam força e vitalidade a seu trabalho. Davam ênfase especial ao desenvolvimento das imagens fantásticas derivadas do folclore nórdico e dos símbolos místicos do inconsciente, detrimento das formas puramente abstratas.
Appel


  • Confraria Pré-Rafaelita

 

Associação de jovens artistas ingleses formada em 1848. Desanimados com o que consideravam o estado decadente da pintura britânica, pré-rafaelitas procuravam evocar a sinceridade dos antigos artistas italianos anteriores ao mestre da Alta Renascença, Rafael, como por exemplo Sandro Botticelli e Filippo Lippi. Os artistas pintavam quadros ricamente texturados e minuciosamente detalhados, mostrando interesse particular pelas qualidades decorativas das flores e tecidos.
Brown, Burne-Jones, Hunt, Millais, Rossetti, Waterhouse


  • Construtivismo

 

Movimento de arte abstrata fundado na Rússia em 1913. O construtivismo rompeu com as nações tradicionais de Arte, acreditando que deveria imitar as formas e procedimentos da tecnologia moderna. Isso ocorreu particularmente quando à escultura, que era “construída” a partir de peças utilizando matérias e técnicas industriais. Na pintura, os mesmos ingredientes foram aplicados em formato bidimensional. Formas abstratas eram utilizadas para criar estruturas que lembrassem a tecnologia das máquinas e eram suspensas no espaço quase como obras arquitetônicas. Embora o “Construtivismo” puro fosse correto na Rússia durante os primeiros anos da revolução, seus objetivos e idéias foram adotada por artistas ao longo de todo o século XX.
Gabo, Lissitzky, Moholy- Nagy, Popova, Rodchenko, Tartlin.


  • Cubismo

 

Esse método revolucionário de realizam uma imagem pictórica foi inventado por Pablo Picasso e Georges braque na primeira década do século XX. Embora possa aparecer abstrato ou geométrico, a arte cubismo, na verdade, representa os objetivos reais. Estes são “planificados” na tela, de modo que os diferentes lados de cada forma possam ser mostradas sob vários ângulos ao mesmo tempo. Em vez de criar a ilusão de um objeto no espaço, como os artistas se empenharam em fazer a parte da Renascença, a arte cubista define os objetos segundo a bidimensionalidade da tela. Essa inovação deu ensejo a uma extraordinária reavaliação da interação entre forma e espaço mudando para sempre o curso da arte ocidental.
Archipenko, Braque, Gris, Léger, Picasso.


  • Dadá

 

O nome Dadá é deliberadamente sem sentido e foi dado a um movimento “antiarte” que atuou de 1915 a 1922. Seu centro de atividade era Cabaret Voltaire, em Zurique, onde poetas, artistas, escritores e músicos de idéias afins reuniam-se para participar de atividades experimentais como poesia do absurdo, “música ruidosa” e desenho automático. O Dadá foi uma reação violenta ao esnobismo e ao tradicionalismo da arte estebelecida: seus membros dispunham-se a utilizar todos os meios imagináveis para chorar a burguesia. Uma obra típica do Dada era o ready-made, essencialmente um objeto comum tirado de seu contexto original para ser “exposto” como arte. O movimento Dada, com seu culto do irracional, foi importante na preparação das bases para o advento do Surrealiso nos anos 1920.
Artp, Duchamp, Hausmann, Man Ray, Picabia, Schwitters


  • De Stikl

 

Movimento artístico e revista fundados na Holanda, em 1917, por Theo van Doesburg e Piet Mondrian. Esses Homens acreditavam que a arte deveria empenhar-se em alcançar completa harmonia, ordem e clareza, num constante processo de refinamento. As obras do De Stijl eram, portanto, austeras e geométricos, utilizando sobretudo formas em ângulos retos. Eram compostas pelos elementos mais simples: linhas retas e cores puras primárias. Os objetivos do movimento eram profundamente filosóficos e baseados na idéia de que a arte deveria, de algum modo, refletir o mistério e a ordem do universo. O movimento terminou em 1931, depois da morte de Van Doesburg, mas teve efeitos profundos na arquitetura e na artes aplicadas nas européias.
Van doesburg, mondrian.


  • Escola Barbizon

 

Entre inicio e meados do século XIX, muitos artistas franceses viajavam para uma cidadezinha cerca de 70 quilômetros ao sudoeste de Paris. A cidadezinha chamava-se Barbizon e fica nos arredores da floresta de Fontainebleau. Longe das pressões da cidade grande, esses artistas podiam levar seus cavaletes para o campo a pintar ao ar livre, diretamente a partir da natureza. Pintavam paisagens suaves e trabalhadores do campo e estudavam os efeitos fugazes da luz e da atmosfera ao seu redor. Muitos dos artistas de Barbizon foram praticamente esquecidos, e muito de suas descobertas acabaram sendo atribuídos aos impressionistas, que mais tarde exploraram suas técnicas inovadoras.
Crot, Courbet, Daubighy, Millet, T. Rousseau.


  • Expressionismo

 

Corrente artística concentrada especialmente na Alemanha, entre 1905 e 1930. Os artistas expressionistas procuram desenvolver formas pictóricas que expressassem seus sentimentos íntimos, mas do que o mundo exterior. A pintura expressionista é intensa, apaixonada e altamente pessoal, baseada no conceito da tela do pintor como um veiculo para baseada no conceito da tela do pintor como um veiculo para manifestar emoções. Cores violetas e irreais e pinceladas impetuosas faziam a pintura expressionista vibrar de vitalidade. Não é de surpreender que Vincent van Gogh, com sua técnica frenética de pintura e seu extraordinário emprego das cores, tenha inspirado muitas pinturas expressionistas.

Beckman, Van Gogh, Heckel, Jawlensky, Kirchner, Kokoschka, Munch, Nolde, Pechstein, Roualt, Schiele.


  • Expressionismo abstrato

 

Movimento da pintura americana que se desenvolveu em Nova York, na Década de 1940. A maioria do expressionistas abstrato eram pintores energéticos (gestuais). Invariavelmente utilizavam telas grandes e aplicavam a tinta com rapidez e força às vezes com pincéis grandes, às vezes pingando ou até jogando tinta diretamente na tela. Esse método expressivo de pintar era freqüentemente considerado mais importante do que o próprio quadro. Outros Expressionistas abstrato preocupavam-se em adotar uma abordagem tranqüila e mística de uma imagem puramente abstrata. Nem todas as obras desse movimento eram abstratas ( ver Willem de Kooning e Philip Guston) ou expressivas ( ver Barnett Newmann e Mark Rthko), mas acreditava-se que a espontaneidade da abordagem do artista brotava do seu inconsciente ao mesmo tem pó que liberava sua criatividade.
Francis, Frankenthaler, Guston, Hofmann, Kline, De Kooning, Motherwell, newman, Pollock, still.


  • Fauvismo

 

Em 1905, realizou-se em Paris uma exposição que incluía uma sala cheia de quadros resplandecentes de cores puras e intensamente constante. Pareciam ter sido pintados com grande entusiasmo e paixão. Um crítico chamou os criadores desses desse quadros de les fauves- francês quer dizer “ as feras selvagens” – e o nome pegou. Essa “selvagem” manifestava-se principalmente na cores fortes, nas pinceladas dinâmicas e na profundidade expressiva de seus quadros, que evocam um mundo fantástico e alegre, de emoções e cores intensas.
Derain, Van Donger, Matisse, Vlaminck.


  • Futurismo

 

Movimento de vanguarda fundado em Milão em 1909. Seus membros tinham por objetivo liberar a Itália do peso de seu passado e glorificar a modernidade. Os futuristas eram fascinados pela maquinaria, transportes e comunicações modernas. Na pintura e na escultura, usavam-se formas angulosas e linhas fortes, para transmitir uma sensação de dinamismo. Uma das principais características da arte futurista era sua tentativa de captar o movimento e a velocidade: isso se consegue, geralmente, pela representação de varias imagens do mesmo objeto ou figura, ao mesmo tempo, em posição ligeiramente diferentes ao mesmo tempo.
Balla, Boccioni.


  • Gótico

 

Predominante na Idade média (aproximadamente de 1150 a 1500), este é o estilo das grandes catedrais européias. Retábulos feitos nesse período tinham meandros elaborados, que imitavam a arquitetura das igrejas. As pinturas e esculturas góticas caracterizam-se por figuras delgadas, altamente padronizadas. Na pintura, em geral não se tenta representar o espaço tridimencional. A perspectiva empregada geralmente é casual e pouco convincente. No final do século XIV houve uma tendência no sentido de maior elegância e refinamento e um maior interesse por temas da natureza. Um característica comum das pinturas passou a ser a representação minunciosamente detalhada de animais e plantas. Como esse estilo não se limitava a nenhum país, muitas vezes ele é chamado de Gótico internacional
Beauneveu, Cimabue, Duccio, Fouquet, Gaddi, Gentile da Fabriano, Limbourg, Lorenzetti, Lorenzo Mônaco, Martini, Della Quércia.

 

  • Grupo de Camden Town

 

Grupo de pintores inglese que se formou em 1911. Os membros do grupo encontravam-se com freqüência no estúdio de Walter Sickert, em Camden Town, no norte de Londres. Extraíam muito de seus temas da vida da classe trabalhadora urbana e foram inspirados pelas formas e cores fortes utilizadas por atistas como Vincent van Gogh e Paul Gauguin. Em 1913, o grupo se fundiu com outros, notavelmente o dos vorticistas (ver Vorticismo), para se tornar o Grupo de Londres (London Group)>
Gilman, Sickert

 

  • Impressionismo

 

Movimento de pintura que se originou na França, nos anos de 1860. Os pintores impressionistas celebravam a visão arrebatadora da natureza sob o esplendor da luz natural – fosse ao amanhacer, à luz do dia ou ao crepúsculo. Eram fascinados pela reação entra a luz e cor, pintando com pigmento puro e utilizando pinceladas livres. Também eram radicais na escolha dos temas, evitando cenas históricas, religiosas ou românticas, para se concentrarem em paisagens e cenas do dia-a-dia. O nome do movimento, inicialmente cunhado por zombaria de um jornalista, foi inspirado por um quadro de Claude Monet, intitulado Impressão – levantar do sol.
Callebotte, Cassatt, Degas, Manet, Monet, morisot, Pissarro, Renoir, Sisley.

 

  • Maneirismo

 

Um desdobramento do estilo renascentista, o Maneirismo em geral é vista como uma reação contra a harmonia, a ordem e a perfeição do século XV e do início do século XVI. O estilo prevaleceu na Itália entre 1950 e 1600. caracteriza-se pelo uso de cores brilhantes, quase vulgares, por composição elaboradas, formas exageradas e movimentos dramáticos. O termo origina-se da palavra maneira, com o sentido de graça, equilíbrio e harmonia. A palavra desenvolveu uma variedade de sentidos ao longo dos séculos; no entanto, é geralmente associada à arte e aos artistas que mostravam abertamente um excesso de habilidade, virtuosismo e capricho.
Bronzino, Cellini, El Greco, Giambologna, Giulio Romano, Parmiginino, Potormo, Rosso, Tintoreto.

 

  • Minimalismo

 

Corrente da pintura e da escultura que se desenvolveu originalmente nos Estados Unidos, nas décadas de 1960 e 1970. Como diz o nome, a arte minimalista limita-se ao essencial; é puramente abstrato, objetiva e anônima, isenta de decoração de superfície ou gestos expressivos. A pintura e o desenho minimalistas são monocromáticos e com freqüência baseados em grandes e matrizes lineares derivadas matematicamente, embora possam evocar uma sensação do sublime e do estado de alma. Escultores utilizavam processos e materiais industriais, como o aço, acrílico, até lâmpadas fluorescentes, para produzir formas geométricas, muitas vezes feita em série. Tais esculturas não tem propriedades ilusionistas, dependendo, ao contrario, de uma experiência física de uma obra pelo espectador. O Minimalismo pode ser visto como uma reação contra o emocionalismo do Expressionismo Abstrato, que dominara a arte moderna na década de 1950.
Andre, flavin, judd, Kelly, LeeWitt, Mangold, Ryman, Serra, Stella.


  • Nabis

 

Pequeno grupo de artistas franceses que atuaram nos anos de 1880, inspirados pelo método de pintura em cores puras de Paul Gauguin. Sua abordagem é sintetizada pela afirmação de Maurice Denis, um dos membros do grupo: “ Lembremos que uma pintura – antes de ser um cavalo de guerra, uma mulher nua ou um episódio – é essencialmente uma superfície plana com cores reunidas numa certa ordem.” Seus quadros caracterizam-se por amplas superfícies de cores ou padrões chapados. Além da pintura, o grupo se interessava por gravura, cartazes, ilustrações de livros, tecidos design para teatro.
Bonnard, Denis, Maillol, Vallaton, Vuillard.

 

  • Neo- (classicismo, expressionismo, romantismo)

 

O prefixo “neo-”, que significa novo, refere-se a um ressurgimento de correntes ou idéias anteriores. O Neoclassicismo, por exemplo, foi um movimento que se desenvolveu na última metade do século VXIII cujos objetivos eram um volta ao valores clássicos e uma revivencência dos estilos elegantes das artes grega, antiga e romana. Na arte e na arquitetura ele se caracteriza por uma preferência pela linha e pela simetria e por uma preferência pela linha e pela simetria e por inspirar-se freqüentemente nas fontes da Antiguidade. O Neo-expressionismo refere-se á reemergência das características do Expressionismo na obra de certos artistas dos Estados Unidos e da Espanha, especialmente na Alemanha, no final da década de 1970. As obras neo-expressionistas tendem a ser muito pessoais, freqüentemente executadas com violento fervor. O Neo-romantismo refere-se a uma forma de pintura intensamente teatral do século XX, que combina elementos do Romantismo e do Surrealismo.
( Neoclassicismo) Alma-Tadema, Canova, David, Ingres, Leighton, Mengs, Powera, Prud´hon; (Neo-expressionismo) Auerbach, Baselitz, Bomberg, Boyd, Clemente, Frink, Kiefer, Schnabel; (Neo-romantismo) Nash, Piper


  • Op Art

 

Movimento da arte abstrata que se desenvolveu na década de 1960. A op Art (abreviatura de optical art, “arte óptica”) explora a falibilidade do olho humano. Ao artista joga com o espectador, criando imagens que parecem vibrar e palpitar. Embora a obra de arte em si seja estática, as formas e cores utilizadas provocam uma ilusão óptica de movimento.
Riley, Vasarely


  • Pittura metafísica (Pintura Metafísica)

 

A pintura Metafísica foi fundada na Itália em 1917 por Giorgi de Chirico e Carlo Carrà. Caracteriza-se pelas perspectivas distorcidas, iluminação sobrenatural e imagens estranhas, muitas vezes representando bonecos e estátuas em lugar da figura humana. Colocando objetos em contextos inusitados, os pintores metafísicos tinhas o objetivo de criar um atmosfera onírica e mágica. Nesse aspecto, o movimento tem muito em comum com o Surrealismo, mas difere dele quanto à preocupação com a rigidez da estrutura composicional e dos valores arquitetônicos.
Carrà, De Chirico, Delvaux

 

  • Pop Art

 

Movimento que surgiu nos Estados Unidos e na Inglaterra na década de 1950, inspirado nas imagens da sociedade de consumo e na cultura popular. As histórias em quadrinhos, a propaganda e os objetos produzidos em massa participavam desse movimento, caracterizado por um de seus membros, Richard Hamilton, como “popular, transitório, descartável, barato, produzido em massa, jovem, espirituoso, sexy, cheio de macetes, glamuroso e Grande Negócio”. O atrevimento dos fotográfica na pintura e pela atenção minuciosa aos detalhes na escultura. A fotomontagem, a colagem e a montagem também são comuns na Pop Art.
P. Blake, Dine, Hamilton, Hockney, Johns, Jones, Kitaj, Lichtenstein, Oldenburg, Rauschenberg, Rosenquist, Segal, Thiebaul, Warhol, Wesselmann.

 

  • Renascença

 

Durante a Idade Média o homem vivia no temos a Deus e submetido à onipresença da Igreja. A arte geralmente mostrava o céu e os santos e tinha pouca relação com o que estava acontecendo na terra. A partir do século XIV, no entanto, o homem começou a perceber sua importância e sua atuação no mundo. Esse renascimento refletiu-se na arte: as figuras tornaram-se mais vivas, o espaço tornou-se mais real e história do cristianismo começou a ser contada do ponto de vista humano. Ao longo das décadas, os artistas tornaram-se capazes de recriar o mundo em painéis, afrescos e retábulos com facilidade cada vez maior. Iniciando com as obras estilizadas de Giorto e Masaccio, a Renascença culminou com as criações monumentais de Leonardo, Rafael e Michelangelo. Embora geralmente associada a Itália, a Renascença também se desenvolveu ao norte dos Alpes, na Alemanha e em Flandres. Enquanto os artistas italianos davam ênfase à perspectiva e à ilusão do espaço, os artistas flamengos e alemães interessavam-se mais por uma representação detalhada e quase à maneira de ourivesaria do mundo à sua volta.
(Ínicio da Renascença) Fra Angelico, Botticelli, Donatello, Ghiberti, Ghirlandaio, Giotto, Filippino Lippi, Mantegna, Masaccio, Peruguni, Piero della Francesa, Pollaiulo, Signorelli, Verrocchio; (Alta Renascença) Andréa Del Sarto, Fra Bartolommeo, Leonardo, Michelangelo, Rafael, Tiziano (Renascença nórdica) Altdorfer, Durer, Elsheimet, Grunewald Mabuse, Massys, Van der Weyden.


  • Rococó

 

Estilo leve, alegre e decorativo que surgiu na França por volta de 1700 e se disseminou pela Europa no século XVIII. O termo vem da palavra francesa rocaille, que designa o trabalho com conchas e rochas artificiais utilizado para decorar fontes e grutas. Um estilo predominantemente de decoraçãode interiores, o Rococó se caracteriza pelo encanto, elegância e alegria, numa paleta geralmente contituída por cores pastéis. Seus temas com freqüência estão ligados aos passatempos, lazeres e galanteios da aristocracia.
Amigoni, Boucher, Fragnard, Tiepolo, Watteau


  • Romantismo

 

Movimento artístico que floresceu no norte da Europa e nos Estados Unidos durante o final do século XVIII e início do século XIX. O Romantismo tem manifestações tão variadas, que é quase impossível defini-lo. Os artistas românticos afastaram-se da disciplina intelectual, dando importância à imaginação e à expressão individual. Suas pinturas com freqüência representam emoções fundamentais, como medo, desolação, vitória e amor. O movimento se extinguiu oficialmente em meados do século XIX, mas tendências românticas sobreviveram até o século XX, em correntes artísticas como o Expressionismo e o Neo-expressionismo.
Allston, Bierstadt, Blake, Church, Cole, Constable, Cozens, Etty, Friedrich, Géricault, Goya, Martin, Turner

 

  • Simbolismo

 

Movimento artístico e literário que floresceu na França no final do século XIX. Os artistas simbolistas rejeitavam o realismo, acreditando que a pintura deveria transmitir idéias e estados de espírito, e não simplesmente descrever e o mundo visível. Seus estilos variam desde a riqueza preciosista até a pálida serenidade, mas seu interesse comum era transmitir uma sensação de sobrenatural. Motivos de sabor religioso ou mitológico eram apreciados, e seus temas mais comuns eram o erotismo, a morte e o pecado.
Moreau, Redon


  • Surrealista

 

O Surrealismo teve origem na França, nos anos 1920. Nas palavras de seu principal teórico. André Breton, seu objetivo era “resolver as confições previamente contraditórias entre sonho e realidade”, e as maneiras como isso se realizava variavam amplamente. Os artistas pintavam cenas amedrontadas e ilógicas com precisão fotográfica, criavam criaturas estranhas a partir de objetos do dia-a-dia ou desenvolvimento técnicas de pintura que permitiam que o insconsciente se expressasse. Os quadros surrealistas, embora figurativos, representam um mundo estranho, cujas imagens vão desde a serenidade de sonho até a fantasia de pesadelo.
Bellmer, Brauner, Dali, Delvaux, Ernst, Kahlo, Gorky, Magritte, Matta, Miró, Tanguy, Wadsworth

 

  • Vorticismo

 

Movimento de vanguarda ingles fundado por Wyndham Lewis em 1914. O nome Vorticismo provém da observação do futurista italiano Umberto Boccioni de que toda a arte criativa emana de um vórtice emocional. Como o Futurismo, o Vorticismo empregava um estilo severo, alguloso e altamente dinâmico, tanto na escultura como na pintura, e tinha como objetivo captar a atividade e o movimento. Emboa o Vorticismo não tenha sobrevivido à Primeira Guerra Mundial, foi significativo por ser o primeiro movimento da arte inglesa na direção da abstração